Projeto de lei italiano propõe prender pais que imponham dieta vegana aos filhos ''ENTENDA''

 
A Associação Portuguesa de Nutricionistas diz que as dietas vegetarianas e veganas são adequadas a qualquer idade.
 
Um projeto de lei italiano poderá criminalizar dietas consideradas "irresponsáveis e perigosas"

Um novo projeto de lei italiano tem o objetivo de punir os pais que alimentem os seus filhos de acordo com dietas veganas. A sua principal proponente, a deputada Elvira Savino do partido de centro-direita Forza Italia, quer punir a alimentação "irresponsável e perigosa" de menores sob este tipo de dieta, que exclui todos os produtos de origem animal - não apenas a carne e o peixe mas também os laticínios e ovos.

Se o projeto de lei promovido por Savino for aprovado, os pais que imponham uma dieta vegana a menores de 16 anos poderão ser condenados a penas de até seis anos na prisão. O projeto de lei, que está a ser apelidado de Lei Savino, argumenta que as crianças que não consumam quaisquer produtos de origem animal podem ter carência de ferro, zinco, vitamina B12 e outras vitaminas.

"Não existe nenhum obstáculo a uma pessoa fazer esta escolha como um adulto informado", lê-se na introdução da lei, citada pelo jornal britânico The Guardian. "O problema surge quando as crianças estão envolvidas". Elvira Savino propõe assim uma pena de prisão de um ano para os pais que sujeitarem os filhos a este tipo de dieta, que pode ser agravada se a criança em questão tiver menos de 3 anos. É ainda proposta uma pena de dois anos e meio a quatro anos para os pais cujos filhos sofram problemas de saúde ou subnutrição devido à dieta, e uma de quatro a seis anos em caso de morte.

Como escreve a edição italiana da revista Wired, o assunto tem estado muito presente na atualidade recente em Itália. Este ano, uma criança milanesa de um ano foi retirada aos pais, que lhe estavam a dar uma dieta vegan rígida, por se encontrar profundamente malnutrida, e uma outra criança de dois anos passou vários dias nos cuidados intensivos em Génova pelos mesmos motivos.

Veganismo é adequado para crianças, dizem nutricionistas portugueses

A televisão britânica BBC relembra que vários grupos de nutricionistas incluindo, por exemplo, a Associação Americana da Nutrição não encontram entraves à aplicação de uma dieta vegana às crianças de qualquer idade, mas esta alimentação deve ser feita com atenção às necessidades nutricionais das crianças, incluindo garantir que estas recebem todos os nutrientes de que precisam a partir de fontes vegetais.

Também a Associação Portuguesa de Nutricionistas (a hiperligação abre um documento PDF) estipula que, "quando bem planeada e completa", uma alimentação vegetariana ou vegan é recomendada em qualquer fase da vida, mas que deve ser pedida a orientação de um nutricionista para melhor planear a alimentação das crianças.

A Wired italiana sublinha que o texto da lei, embora seja destinado aos pais cujas filosofias alimentares são extremistas, não especifica que se aplica apenas aos vegetarianos e veganos - o mesmo projeto de lei poderia, assim, aplicar-se mais tarde a pais cujos filhos se tornassem obesos ou doentes devido a uma alimentação pouco regrada, mais rica em gorduras e açúcares, por exemplo.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Fonte: DN 11.08.2016
Gosto? Compartilhe com os amigos:

Sobre o Web Rádio Gospel VB

MIGRE NOTÍCIAS: A Notícia migrando e inovando cada vez mais!
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 $type={blogger}: