México inicia caçada a narcotraficante que fugiu de prisão de segurança máxima

Fuzileiros navais patrulham região perto do presídio de segurança máxima Altiplano em Almoloya, a oeste da Cidade do México. AP


Joaquin "El Chapo" Guzman é considerado o traficante mais poderoso do país; homem fugiu através de túnel em sua cela


O México montou uma caçada ao traficante de drogas mais poderoso do país, o Joaquin "El Chapo" Guzman, que fugiu de uma prisão de segurança máxima através de um túnel de 1,5 km a partir de uma pequena abertura na área do chuveiro de sua cela, de acordo com a principal autoridade de segurança do país.


A rota de fuga subterrânea, supostamente construída sem despertar suspeitas das autoridades, permitiu que Guzman fizesse o que os funcionários prometeram que nunca aconteceria após a captura do reincidente – escapar de uma das penitenciárias mais seguras do país pela segunda vez.

"Isso representa, sem dúvida, uma afronta ao Estado mexicano", disse o presidente Enrique Peña Nieto, que falou com a imprensa durante uma viagem previamente agendada para a França. "Mas eu também tenho confiança nas instituições do Estado mexicanas. Elas têm força e determinação para recapturar este criminoso."

Se Guzman não for recapturado imediatamente, provavelmente estará de volta ao controle do Cartel de Sinaloa em 48 horas, disse Michael S. Vigil, um chefe do Drug Enforcement Administration, dos Estados Unidos (EUA), aposentado das operações internacionais.

"Talvez nunca o encontremos novamente", disse ele. "Todos os elogios que o México recebeu por seus esforços antidrogas serão apagados por este evento."

Ao menos 30 funcionários de várias áreas da prisão de Altiplano, 90 quilômetros a oeste da Cidade do México, foram interrogados, de acordo com a Procuradoria Geral da República federal. A caçada a Guzman, cujo cartel é acreditado para controlar a maioria dos principais pontos de passagem de drogas na fronteira dos EUA com o México, começou imediatamente na tarde de sábado.

Ministério do Interior da Guatemala disse que uma força-tarefa especial de policiais e soldados estavam assistindo fronteira sul do México para qualquer sinal de traficante fugitivo.
 
Fonte: iG 13.07.2015
Gosto? Compartilhe com os amigos:

Sobre o Web Rádio Gospel VB

MIGRE NOTÍCIAS: A Notícia migrando e inovando cada vez mais!
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 $type={blogger}: