Órgão vital que tem dentre as suas principais funções a eliminação das toxinas, os rins serão foco de ações educativas no dia 12 de março, o Dia Mundial do Rim. O Sesc participará do evento, organizado pela ABREC, com ações educativas e com foco na alimentação saudável, testes de IMC, PA e Bioimpedância. As ações serão desenvolvidas na Praça Ary Coelho, no centro de Campo Grande, das 8h às 13h.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Nefrologia, que coordenará a ação desenvolvida simultaneamente em todo o País, hoje 10% dos brasileiros adultos têm doença renal em diferentes estágios de evolução. Na maioria dos casos, a doença está relacionada à hipertensão ou diabetes.
Em Mato Grosso do Sul, dados do Sistema de Informações sobre Moralidade (SIM) apontam que ao longo de 2014 as doenças relacionadas ao rim provocaram 276 mortes, sendo 142 óbitos por insuficiência crônica ou aguda e vários outros por problemas como neoplasia nos rins e doença renal hipertensiva.
A proposta da ação de conscientização é chamar a atenção da sociedade para a importância do diagnóstico precoce de problemas relacionados aos rins e também sobre os tratamentos adequados.
Funções dos rins – As principais funções deste importante órgão são: eliminar as toxinas ou dejetos resultantes do metabolismo corporal: uréia, creatinina, ácido úrico, etc;
manter um constante equilíbrio hídrico do organismo, eliminando o excesso de água, sais e eletrólitos, evitando, assim, o aparecimento de edemas (inchaços) e aumento da pressão arterial;
atuar como órgãos produtores de hormônios: eritropoetina, que participa na formação de glóbulos vermelhos; a vitamina D, que ajuda a absorver o cálcio para fortalecer os ossos; e a renina, que intervém na regulação de pressão arterial.
Fonte: acritica 09.03.2015
Blogger Comment
Facebook Comment