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Facebook tem diversas versões móveis, com focos diferenciados (Foto: Pond5) |
Nesta terça-feira (4), o Facebook
faz aniversário e comemora dez anos de rede social. A página foi criada
em 2004 por Mark Zuckerberg e seus amigos e era destinada,
inicialmente, para estudantes da Universidade de Harvard, nos Estados
Unidos. Com o passar dos anos, dez anos, a rede encontrou novos
concorrentes, baseados em plataformas móveis, e mudou sua estratégia
criando nada menos que dez aplicativos em que é possível acessar todo o
site ou apenas funções específicas da rede. O alcance global e a popularidade foram alavancados em 2006, quando a
rede permitiu o acesso de pessoas de todo o mundo. Atualmente, mais de
1,2 bilhões de usuários estão conectados pela rede social de diversas
formas: desktop, celular, tablet, smartTV, consoles de videogames e
eletrônicos. Criticado pelo desempenho dos seus aplicativos, que às vezes demoram a
carregar ou travam durante o uso intenso, o Facebook continua apostando
em sistemas independentes, que funcionam em smartphones e tablets fora
da rede social, fragmentando a experiência de uso. O mais recente deles,
o Facebook Paper, funciona como um leitor de notícias, mas apenas para dispositivos iOS (iPhone). Porém, além do Facebook original e do novato leitor de conteúdo similar ao Flipboard, há outros oito aplicativos para completar a lista: Messenger, Camera, Adm Pages, Facebook Home, Poke, Facebook para iPad e Facebook Windows 8, além do Instagram, adquirido em 2012 pela rede social. A fragmentação vem acompanhada de críticas, como a do fundador do Viber,
aplicativo rival do WhatsApp, que não chega a ver o Facebook como um
concorrente. Em entrevista na Campus Party, o criador do software,
Talmon Marco, fez críticas à implementação do Messenger e ao rumo que
tomou. “O Facebook está sendo agressivo ao migrar o usuário
para o Messenger. Sugere a troca de aplicativo, o que piora a
experiência do usuário e consome mais energia do smartphone”, afirmou. A
favor ou contra o uso de diversos aplicativos com objetivo de dar mais
alternativas ao usuário, quem se inscreveu no Facebook tem hoje vários
caminhos para acessar a rede social. Fonte: techtudo
04-2-2014
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