Para ajudar na detecção e tratamento das hepatites virais, foi lançado na manhã de quarta-feira (13) em Cacoal (RO), município a 480 quilômetros de Porto Velho, a campanha 'Julho Amarelo'. Todas as oito Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município irão trabalhar o enfrentamento da doença durante o mês. De acordo com a coordenadora de vigilância em Saúde Ivani Gromann, a principal ação que deverá ser desenvolvida durante serão os testes rápidos para detectar a doença.
A coordenadora conta que no município já foram emitidas 1.173 notificações a pacientes com resultados positivos para hepatites, desse número 423 são crônicos e carregam o vírus dos tipos B e C, que são os considerados mais graves.
"Esses números são preocupantes, mais sabemos que existem muito outros casos que ainda não procuraram as unidades. Nossa meta é detectar mais e resgatar esses pacientes crônicos para que retomem o tratamento, que hoje pode chegar a 97% de cura", afirmou Gromann.
Com a campanha, a Secretaria Municipal de Saúde pretende inicialmente detectar os pacientes com a doença, em seguida fazer todos os marcadores sorológicos para que essas coletas sejam encaminhadas para o laboratório de referência que fica em Porto Velho. "Só após o retorno desses exames é que saberemos a situação desse paciente, se é agudo, crônico, e dependendo da situação ele é encaminhado para o Serviço de Assistência Especializado [SAE], onde será acompanhado e se necessário entrará em tratamento", explicou Ivani.
Fonte: G1 14.07.2016
0 $type={blogger}:
Postar um comentário