O mexicano Alejandro Hernández Cárdenas é dentista, trabalha no laboratório de Ciência Forense da Ciudad Juárez e revolucionou a história da criminalística com a criação de uma técnica sem precedentes. Trata-se da reidratação de cadáveres, método que permite recuperar características da condição original dos corpos, como se estivessem vivos.
Essa técnica, que pode trazer avanços enormes na investigação forense, conta com uma espécie de “jacuzzi”, uma banheira com produtos químicos nos quais os cadáveres são submersos para a reidratação. Dessa maneira, são reveladas lesões, e os órgãos internos ficam quase do mesmo estado que antes da morte, permitindo um conhecimento da história do corpo que poderá ser de grande utilidade em investigações policiais e em casos criminais. Sua importante utilidade é poder devolver a identidade a cadáveres encontrados em estado avançado de putrefação ou cujos sinais de reconhecimento tenham desaparecido em decorrência de uma morte violenta.
Conforme explica Hérnández Cárdenas, “é muito recompensador quando, graças a esse método, conseguimos identificar uma pessoa e entregar seu corpo à família, evitando que seja sepultada como uma desconhecida, e que essa família continue na incerteza”.
Fonte: seuhistory 04.04.2015
Blogger Comment
Facebook Comment