Sistema de reúso de águas da Cagece vai recuperar até 300 litros de água por segundo


E mais uma intervenção do Plano de Segurança Hídrica do Estado foi concretizada. O governador do Ceará, Camilo Santana, acionou na manhã desta terça-feira (6), o Sistema de Reúso das Águas de Lavagem de Filtros da Estação de Tratamento de Água Gavião, em Pacatuba, Região Metropolitana de Fortaleza. A ação contou com investimento de R$ 3 milhões, feito através da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece).
O sistema de reúso funciona em fase de testes durante a primeira quinzena de setembro e deve recuperar até 300 litros de água por segundo, que retornarão para o início do processo de tratamento para, posteriormente, serem distribuídos pelo sistema de abastecimento.


Foram construídas uma área elevatória, distante cerca de 1.500 metros da estação de tratamento do Gavião, e uma adutora, que levará a água da lavagem de filtro até o início do processo de tratamento. O sistema também conta com uma barragem localizada no riacho Gavião, que permite acumular a água proveniente da lavagem dos filtros.
Saúde

Como o intuito de garantir os padrões de potabilidade exigidos pela portaria 2.914 do Ministério da Saúde, toda a operação do sistema conta com rigoroso monitoramento e controle da qualidade da água que é distribuída após o processo de reúso.
A obra está entre as medidas apresentadas pelo Governo do Estado para reduzir em 20% o consumo de água do sistema integrado de abastecimento até a próxima quadra chuvosa e evitar o racionamento.
Além do sistema de reúso, a Cagece tem implementado diversas ações no sentido reduzir as perdas e estimular o consumo consciente da água. Entre as ações, destacam-se a ampliação das equipes de combate às fraudes, a intensificação das ações educativas e fiscalizações, além da revisão da meta da tarifa de contingência que passará a valer a partir de setembro para Fortaleza e Região Metropolitana.





Fonte: verdesmares 06.09.2016
Gosto? Compartilhe com os amigos:

Sobre o Web Rádio Gospel VB

MIGRE NOTÍCIAS: A Notícia migrando e inovando cada vez mais!
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 $type={blogger}: