Hábitos do seu dia-a-dia que estão a fazer mal às suas costas



Talvez não saiba, mas de forma inconsciente pode estar a prejudicar as suas costas com algumas rotinas e hábitos diários sem que dê por isso. No âmbito do Dia Mundial da Coluna, que se assinala a 16 de Outubro, o médico ortopedista Luís Teixeira deixa alguns avisos e relembra que «nem sempre as dores nas costas são sinónimo de uma lesão na coluna que implique um cuidado médico mais específico, mas são alertas (se significarem uma dor recorrente) para corrigir uma má postura no local de trabalho, no sofá enquanto vê televisão, quando está a ler um livro ou mesmo quando está a mexer no seu smartphone.

A saber:

1. Dormir num colchão demasiado mole

Escolha um modelo de colchão mais firme, ao invés de um demasiado mole. A chave para um bom colchão é aquele que mantém a coluna naturalmente alinhada e por isso os colchões muito macios ao moldarem-se demasiado com o peso do corpo não proporcionam um bom suporte à coluna, afundando-a e gerando desconforto. Além disso, pode também causar tensão nos músculos, ligamentos e articulações. O especialista fundador do Spine Center, a maior unidade privada da coluna em Portugal, recomenda ainda que se o seu colchão tiver mais de oito anos, deve ser mudado até porque os materiais se vão desgastando e diminuindo o apoio que dão ao seu corpo e às costas.

2. Andar com a mala demasiado pesada

As malas demasiado cheias e com excesso de peso, especialmente as de senhora que por hábito andam muito carregadas, podem estar a prejudicar a sua zona lombar. Isto faz com que o seu corpo fique desequilibrado e um dos ombros fique mais elevado que o outro levando a uma tensão na coluna. De acordo com o Luís Teixeira, o gesto mais prejudicial acontece quando de forma abrupta retiramos a mala do ombro e isso obriga a que o corpo vire e se torça repentinamente. O truque é optar por utilizar uma mala mais pequena, já que a tentação é sempre a de enchê-la com o máximo de coisas possível.

3. Os sapatos que calça

Aqueles sapatos da última estação Outono-Inverno podem não ser a escolha mais aconselhada para a saúde da sua coluna. A estabilidade é um fator muito importante para atingir um melhor equilíbrio com a mala ou qualquer outro acessório mais pesado que estejam a carregar, refere o cirurgião ortopédico e presidente da Spine Matters - Proteja a Sua Coluna. Ao mesmo tempo que anda com saltos altos, a mulher pode adotar uma postura em que a coluna fica arqueada, bem como as sandálias rasas ou as sabrinas que podem fazer com que os pés se movam cada um para o seu lado levando a uma desigual distribuição do peso do corpo.

4. Estar agarrado ao telemóvel o dia todo

Quem passa muito tempo ao telemóvel, a enviar mensagens, no Facebook ou a verificar e mails, anda a exercer demasiada pressão na coluna cervical. Segundo um estudo, publicado na revista Surgical Technology International, a força exercida no pescoço de um adulto quando está a olhar para baixo, em direção ao telemóvel, pode também ser um dos motivos para as dores nas costas. A posição que o seu pescoço faz enquanto escreve ao telemóvel, arqueando-o, agrava a tensão na coluna. Tenha sempre em atenção a posição da sua cabeça, tentando mantê-la numa posição mais reta enquanto utiliza um qualquer dispositivo móvel, aconselha o mesmo especialista.

5. Guardar a carteira no bolso de trás das calças

Segundo um estudo da BMC Musculoskeletal Disorders, os homens que habitualmente deixam sempre a sua carteira guardada no bolso das calças podem sofrer com isso, sem que reparem. O facto de estarem grande parte do dia sentados sobre um bolso volumoso pode levar a uma pressão nos músculos situados logo abaixo da coluna podendo mesmo causar dores incomodativas, explica Luís Teixeira.

6. Utilizar um soutien sem suporte

Este é um erro bastante frequente entre a maioria das mulheres e que pode ter consequências. «Se o seu soutien não oferece o suporte que o seu peito necessita ou está a utilizar um tamanho ou um modelo que não é o adequado para si, isso pode também contribuir para que sofra de um mal-estar nas costas, ombros e pescoço», remata Luís Teixeira, que aconselha que as mulheres se certifiquem de que estão a usar o soutien certo para a sua fisionomia e que se aconselhem com as profissionais das lojas de roupa interior sempre que possível.




Fonte: Diário digital 08.10.2015
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